segunda-feira, 13 de outubro de 2008

< AMOR FOCO E DEDICAÇÃO >


Com 13 anos de idade, Ronaldo Navarro teve seu primeiro contato imediato do terceiro grau com a música eletrônica, desde então apaixonou-se pelo gênero e começou a freqüentar boites, discotecas e os mais diversos picos que tocassem alguma das infinitas vertende da E-M.

Com o passar dos dias veio o amadurecimento de seu gosto musical e a pesquisa sonora, o resultado dessa vivência eletrônica convergiu para o surgimentro do Dj Morr, um dos grandes personagens da capital que realmente vivem para a fomentação e expansão cultural da cena eletro cearense.


Sem mais milongas e alongas, segue uma idéia que a gente trocou via MSN, falamos sobre o trabalho dele, a cidade, as pessoas e...



Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Como Dj e produtor, na sua opinião, qual é o balanço da cena alternativa eletrônica de Fortaleza nessa década?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:

Cara .. Vou falar com base na experiência que tenho aqui em Fortaleza, estou aqui desde 2001, e pelo que vi e já ouvi da galera que faz a cena...Fortaleza tem uma cena raver e de gigs hoje em dia, pelo menos na maioria dos eventos que trazem grandes nomes.


Tivemos um “pico”, um ápice na cena, na época em que o Techno estava em alta, época da Technofor e outras festas que trouxeram grandes nomes e fez a cidade como referência. Depois, com o advento do Psy, que substituiu o Techno na cena, houve uma transformação de festas, público que já teve o seu ápice, e agora vejo que se mantém, mas não com a mesma força de 2 anos atrás.

Vendo por outro lado, há uma crescente no que vem sendo chamado de low-bpm, que aos poucos vem se firmando e marcando presença, ganhando espaço.

.

Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Como é pra você perceber este crescimento e o surgimento de novos lugares? Deve ser gratificante...


www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Então... Gratificante é sim. É muito bom poder fazer algo que é para todos, para o crescimento de todos, não importando o segmento ou estilo. A cena aqui engatinha, temos um potencial imenso, e vejo hoje que os produtores e o público estão começando a perceber e valorizar quem trabalha com seriedade.


Não existia até 3 meses atrás na cidade um local ou projeto fixo de música eletrônica de qualidade na cidade. Hoje, graças a nossa parceria com o André, o Cleyton e o Henrique, do Cobra’s Bar de um lado, e eu, Fino, e Fill do outro, estamos aos poucos criando nas pessoas o hábito de ouvir aquelas saladas pop comerciais sem foco nenhum na cultura eletrônica.


Tanto no High-Low, num esquema mais calmo como na DUB com uma pegada de balada. Opções diferentes, semanais, com foco e qualidade musical como premissa. Mas há muito ainda a se fazer... E se tudo correr bem e o apoio do público existir, estamos no caminho certo.



Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Como você definiria o público daqui se ele fosse uma pessoa? Como seria essa pessoa?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Difícil de definir, mas acho que poderíamos definir 2 públicos, um mais maduro, de maior idade, mais descolado, mais experiente, vivido e que conhece e curte a cena eletrônica em sua maioria.


Outro, mais novo, mais vibrante, que conhece menos e curte uma coisa mais “bombante”, até pela idade, que não tem ainda tanta maturidade musica e não assimila a musica eletrônica em todos os seus estilos. Mas isso é uma visão própria minha, sem pré-conceitos saca.




Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

De acordo com seu release, você toca a 3 anos profissionalmente. Quando foi que realmente sentiu que era profissional?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Sentir eu senti a partir do primeiro momento em que recebi pra tocar em um evento. Pois pela minha formação de vida, trabalho é trabalho, quem paga merece um serviço de qualidade. Quem me contrata acredita estar contratando um profissional.


Sempre encarei assim e assim que penso no que diz respeito a minha carreira. Lógico, dentro de um foco.Agora quando falo em 3 anos é que toco desde 2002 e

nestes últimos três anos digo que toco profissionalmente pois me formei em direito e abandonei a área jurídica para me dedicar exclusivamente a carreira.



Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Nossa cara, deve ter sido uma decisão difícil ne?ou não?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Foi .. foi difícil por conta da família, e da aceitação dos meus pais, no começo tentava conciliar, mas eles viram que a coisa estava tomando uma proporção grande, viram que era um trabalho bacana, e que tinha um retorno legal e uma perspectiva grande de crescimento, mostrei pra eles com o tempo.


Agora eles fazem é me indicar e sair fazendo propaganda minha... hehehe


Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Atualmente está desenvolvendo um trabalho no Cobra’s Bar intitulado, DUB LOW BPM, apos dois finais de semana, dá pra falar alguma coisa sobre resultados e pá?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Na realidade, no fim de 2007 resolvi que ia começar a me meter no meio da produção dos meus eventos, pois é muito difícil encontrar promoters profissionais aqui. Então fui atrás de pessoas certas, criei uma marca com um amigo, o Alberto, da Opa!, escola de design, falei com o Marcelo Gentil, promoter, que afastou-se do projeto por estar atualmente no Mucuripe, fomos atrás e saiu do papel a DUB, inicialmente no Music House, porém, devido uma série de fatores, apesar do bom resultado do projeto, não decolou por lá.


Fiquei com vontade de dar andamento a ele. Iniciei com o Fil o High-Low no Cobra’s, na quarta estamos tendo um resultado que se supera a cada edição. Passei então a realizar a DUB lá no Cobra’s também as sextas, com o Fino, com uma proposta diferente, como já disse, um esquema mais balada. É muito difícil, sempre soube, mas logo no começo o Fil topou fazer parte do projeto e os 3 juntos (eu Fil e Fino) estamos conseguindo criar uma cultura noturna ali nas sextas.


Ainda está pegando, mas já temos alguns bons sinais que são uma resposta de que vale a pena o esforço. O resultado está aparecendo aos poucos.



Matheus Salvany - www.apasseio.blogspot.com... diz:

Considerações finais?



www.morrmusic.com.br - Morr diz:


Parabéns pelo blog, sucesso pela iniciativa! Vamo que vamo que aos poucos as coisas acontecem e a cena cresce.


Não faço nada buscando autopromoção e sim o crescimento de todos, se tiver no meio melhor e se tiver fazendo certo com certeza vou estar envolvido. Penso assim e as coisas estão crescendo e acontecendo, esse fim de ano promete...


abraço e sucesso!!

______________________________________________________________________________________


Para saber mais a respeito do trabalh que vem sendo desenvolvido, só clicar escrever ou ligar

www.morrmusic.com.br - (85) 8858-1658 - djmorr@musicfortaleza.com



Nenhum comentário: