quarta-feira, 5 de novembro de 2008

< VIVA NOSSA CULTURA >



Sabe aquelas datas comemorativas? Aquele dia que você celebra, faz alguma ação recordativa ou gasta horrores de dinheiro, tempo e energia, somente em função dele, o Dia de Alguma Coisa? Pois é, hoje, segundo o calendário cristão apostólico romano é dia 5 de novembro, nosso dia Nacional da Cultura.


Enquadro esta data no hall daquelas que deveriam ser comemoras todos os dias, a cultura brasileira é tão rica e valiosa, não cabe em 24 horas. Acredito no fato da comemoração diária como uma forma combativa aos enlatados americanos e estrangeiros. Confesso que estou ficando cansado de sair apasseio pela cidade e perceber lugares ou produtos estrangeiros relacionados a arte e cultura, transformando-se em única referência ou opção.


Em uma das subjetivas entrevistas do nosso ex-ministro e artista referência de nossa musicalidade, Gilberto Gil, o homem falou assim; “a maior riqueza do nosso país é o folclore”. Achei genial, pois o folclore representa a cultura local de cada região, cidade, vilarejo ou tribo, a pluralidade brasileira é a grande riqueza da qual devemos nos orgulhar e celebrar.


Encaro como magia a efervescência cultural alternativa dessa cidade, Fortaleza resiste com sua produções locais teatrais, musicais... artísticas. A grande dependência dos governos ainda é latente, mas é notável como os espaços estão aumentando.


Para não passar em branco esse dia tão significativo, as comemorações da cidade acontecem no Passeio Público, do meio-dia ás 19h. A programação está muito bacana, recheada de variedades e atividades lúdicas...


Segueeeee


Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Das 12h às 19h. Entrada gratuita.

Programação:

No tablado

12h - Show de samba e choro com o grupo Vida Boemia
14h – show do Água de Quartinha
15h – Espetáculo Embolado, do grupo N ∞
16h30 - Apresentação de danças regionais, com o grupo Grapel
17h30 - Espetáculo Coisas, palavras e canções, com Ary Sherlock
17h45 - Espetáculo A ponta do nariz, do grupo A Roda
18h30 – Show do grupo Macula

Sob o baobá

15h30 - Roda de poesia com o Grupo Remix

No quiosque

13h - Leitura de Contos em homenagem ao centenário de nascimento de Guimarães Rosa e de morte de Machado de Assis;
14h – Poemas Violados Pelo Passeio Público
15h - Apresentações de números circenses de malabarismo, contorcionismo, mágica e palhaços.

No telão

17h às 19h30 - Exibição de vídeos premiados pelo Edital da Cultura 2007 (categoria Meu Primeiro Curta).

Filmes: O homem bifurcado, de Hugo Pierot; Vaidade, de Thais Campos; Intimidade, de Clesley Aquino; 9 meses, de João Luis; O Luiz de Fortaleza, de Afonso Celso, O Conto torto do olho, de Ramon Cavalcante e grupo T.R.E.M.A.

No telão e no varal (após a exibição dos vídeos) -

Projeção de ensaios fotográficos de Jarbas Oliveira, Gustavo Pellizon, Carlinhos Alcântara, Sérgio Carvalho, Fernanda Oliveira, Elian Machado, Jacques Antunes e Celso Oliveira e dos grupos Vista Boa em Boa Vista, Gota de Luz e Clica Maravilha, além de projeção e distribuição dos Postais de hoje e ontem, do Arquivo Nirez, e varal com as fotografias das oficinas de fotografia artesanal com as prostitutas da Associação das Prostitutas do Ceará (Aproce).

....

Nenhum comentário: