sexta-feira, 14 de novembro de 2008

< O NEGRO È LINDO >




Para celebrar o dia 20 de novembro, data oficial da reflexão em torno das questões relacionadas á diversidade racial, de 14 a 20 de novembro, a Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – Coppir (Coordenadoria em construção), realiza o Consciência Negra – 2008 - De Zumbi dos Palmares a Chico da Matilde. Da história real a educação formal.

Para quem pensa que aqui em Fortaleza a população negra é minoria, de acordo com pesquisa do IBGE, que considera negros como a soma de pretos e pardos, 61,6% da população cearense é negra. O dado impressionante é que somente 4,10% assumem-se como tal. Vai entender né?

Eu só sei que mesmo sendo “galeguim dos zóio azul” vou conferir algumas coisas da programação que está muito massa. O conjunto de ações abrangerá cultura, saúde, educação, culinária, religiosidade negra, exposições, oficinas, palestras, esquetes teatrais, shows musicais, audiência pública...Para saber mais é só entrar no sitie da prefeitura < www. Fortaleza.ce.gov.br >

Fato curioso > O dia 20 de novembro foi, segundo relatos históricos, o dia em que o grande líder negro, Zumbi dos Palmares, acabou sendo morto pelo Governo, na Serra da Barriga, hoje Alagoas.


PS; Esse cartaz ficou lindo demais...


...

Nenhum comentário: