segunda-feira, 20 de julho de 2009

< PROATIVIDADE ARTÌSTICA >



Com o advento da tecnologia a seu favor, o fazer música foi transformado na última década, uma revolução silenciosa feitas através de bytes e internet retirou das gravadoras o poder de escolha e imersão dos artistas ao grande público. Hoje, gravar um disco já não é o maior desafio de bandas e conjuntos... A questão agora é... Como se projetar/expandir para chegar aos ouvidos alheios e mídias de massa?

Fundado em Brasília no ano de 1998, o Móveis Coloniais de Acaju carrega hoje a responsabilidade de ser o maior expoente do circuito independente do Brasil, graças a proatividade e manejo que situam sua trajetória nos últimos anos.

Estruturando e administrando a banda como um empresa, onde cada integrante possui uma função (designer, produção, administração..etc), os 10 rapazes inovam em sonoridade e maneira de se realizar. O lado empreendedor dessa banda-empresa é sentido nas ações de organizar seu próprio festival duas vezes por ano (Móveis convida), produzir e vender seus produtos (camisetas, acessórios, discos, etc) e planejar suas turnês.



Desta forma, levando ao seu público a mensagem de total independência, agregada a sutileza dos teclados, as belas melodias dos sopros, a segurança do baixo e bateria, com força nas guitarras e vocais alegres/contagiantes, fizeram com que o segundo álbum do Móveis, C_MPL_TE (complete), esteja recebendo da crítica nacional a indicação de disco do ano de 2009.

Em Fortaleza é notória essa nova atitude em alguns artistas do segmento, bandas como Monophone, A Trigger to Forget, Enverso, dentre outras, apontam para esse novo rumo através de páginas na internet feitas por profissionais, organização de shows, pequenos investimentos em publicidade, produção de vídeos clipes e ações conjuntas/pontuais.

Percebo que a primeira década do novo milênio está marcada pela transformação de se fazer música, onde cabe somente ao artista administrar seus sonhos, onde ensaiar e estudar música não são as únicas obrigações de músicos e onde principalmente, a proatividade deve ser palavra de ordem.

...

Nenhum comentário: