terça-feira, 7 de abril de 2009

< FESTA DE ANIVERSÀRIO >



A cidade de Fortaleza comemora 283 anos no próximo dia 13 de abril e para isso ações/celebrações foram programadas pela prefeitura. Atendendo as preces desse humilde jornalista, os tradicionais shows que normalmente enaltecem artistas de outros estados irão possuir artistas locais no set. Os focos da programação está distribuído em 3 marcos temporais; os 30 anos do movimento Massafeira; os 100 anos de nascimento do poeta Patativa do Assaré e os 60 anos do Salão de Abril, a principal mostra de artes visuais local.

Representando as cores da terrinha os renomados Mona Gadelha e Ednardo fazem a alegria do domingo, dia 12 de abril, a partir das 20h, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos (PI). Quem aparecer por lá confere um show único que trará referências e homenagem aos 30 anos de Massafeira. Caso não saiba nada sobre o movimento segue algumas palavras de Ednardo retiradas do site na prefeitura ``um grande ajuntamento de som, imagem, movimento, poesia, e muita, muita gente transando tudo isso, numa efervescência febril, bela e loucamente solta durante quatro dias. Era como se fosse o carnaval mudando de data e mais verdadeiro´´. Essa onda rolou em 1979 ao longo de 4 dias com artistas de todos os nipes realizando no Theatro José de Alencar. Depois dos renomados quem segura os fortalezenses são os cariocas do Monobloco... Ai Jesus!

No dia do aniversário de Fortaleza (13), na Praça do Ferreira, o foco recai sobre as comemorações póstumas dos 100 anos do maior poeta de rua do Ceará, Patativa do Assaré. Uma exibição aberta ao público do filme “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry mostrará às 19h, no Centro Cultural Sesc São Luiz, após o espetáculo teatral e performances artísticas, a premiadíssima película cearense. Fechando as comemorações, no dia 18 teremos o lançamento do edital do 60º Salão de Abril na Galeria Antônio Bandeira, a partir de 17h.

Rapaz é coisa que só uma porra pra se fazer e curtir...


PROGRAMAÇÃO

DIA 12
Shows de Ednardo, Mona Gadelha e Monobloco, a partir de 20h, na Praia de Iracema (próximo à Caixa D'água dos Peixinhos).

DIA 13
Intervenção visual com exposição de 283 fotografias nos terminais de ônibus do Papicu, Siqueira, Parangaba e Antônio Bezerra, além da Praça do Ferreira.
Exibição em sessão aberta, às 19h, no Centro Cultural Sesc São Luiz, do filme “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry, sobre vida e obra do poeta Patativa do Assaré.
Teatro de rua, pocket show e performance musical com Dj na Praça do Ferreira, em alusão aos 100 anos de nascimento do poeta Patativa do Assaré, a partir de 17h.
Pôr-do-sol com sanfona no Passeio Público (Centro da cidade), diariamente, a partir do dia 13 de abril, às 17h30min.

DIA 18
Lançamento do edital do 60º Salão de Abril, principal mostra de artes visuais da cidade, que tem início com debates afins abertos ao público. Na Galeria Antônio Bandeira, às 17 horas. (Rua Conde D’eu, 560, antigo mercado central, atual Centro de Referência do Professor - Centro).

DIA 30
Reinauguração da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, após reforma e ampliação, com novo acervo e programação comemorativa. De 17h às 20h, culminando com show do grupo Quinteto Agreste. Av. da Universidade, 2572 – Benfica.
Exibição do vídeo coletivo “Fortalezas”, resultado do edital homônimo lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, na Vila das Artes, às 19h. Rua 24 de maio, 1221 – Centro.

Nenhum comentário: