quinta-feira, 29 de abril de 2010

< Pogramação gratuita da prefeitura >



Nesta semana, o destaque vai para o Dia Internacional da Dança (29/04) e o Dia do Trabalhador (1º de maio)

DIA 29 (Quinta-feira)

INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\
A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.

Serviço
Intervenção Urbana nas Feiras, de Bosco Lisboa
Local: Feira Álvaro Weyne (Rua Teodorico de Castro)
Horário: das 7h às 12h

QUINTA CULTURAL\\
Nesta quinta, dia 29, comemora-se o Dia Internacional da Dança e o projeto Quinta Cultural reverencia a data abrindo espaço para os artífices da dança transformarem o Mercado dos Pinhões num palco de debates e reflexões sobre a dança em Fortaleza. Além disso, haverá também apresentações de corpos em movimento e frases coreográficas que traduzem o momento cultural e político vivido pela Cidade.

A celebração terá início às 18h30 com a exposição “Edital das Artes - Dança: Nossos Artistas e Nossas Obras”. São fotos e imagens dos grupos e bailarinos contemplados nos Editais das Artes – Categorias Manutenção de Companhias e Grupos de Dança de Fortaleza e Programa de Difusão e Formação de Plateia “Quarta em Movimento”, ao longo de suas produções. Em seguida, o Mercado dos Pinhões abrigará o debate “Dança: Arte e Interação”, às 19h. A proposta é provocar uma reflexão sobre como a dança interage e intervém em outras manifestações artísticas.

O encerramento será com a performance interativa “EntreMover”, que vai colocar no palco diversos grupos e bailarinos de dança clássica e contemporânea. A ideia central é fazer com que artistas e grupos de dança interajam entre si a partir de diferentes técnicas e estéticas, propiciando a experimentação do movimento e da dança de forma expansiva e congruente. A coordenação é de Everardo Freitas, Sílvia Moura e Valéria Pinheiro, com a participação especial do grupo “Circus de Fogo”, de Marina Carleial e Drica Oliveira.

O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do balé moderno.

Programação
18h30 - Exposição de Fotos e Imagens dos artistas contemplados no Edital das Artes da Prefeitura Municipal de Fortaleza – anos 2006 e 2007
19h – Debate “Dança: Arte e Interação”
20h30 - Performance “EntreMover”

Serviço
Quinta Cultural/Dia D da Dança – Dia 29 de abril, a partir das 18h30, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro). Informações: 3105.1358.

DIA 30

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 30 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há sete anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 30, show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\
A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.

Serviço
Intervenção Urbana nas Feiras, de Bosco Lisboa
Local: Feira da Beira-mar (Av. Beira-mar, em frente ao Náutico)
Horário: das 17h30 às 22h

SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá nesta sexta-feira (23) o lançamento do livro “Lições Sobre Asas e Abismos - Uma leitura da poesia de Ana Cristina César”, de Arminda Silva de Serpa, editado pela Imprece Editorial. O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a obra da poetisa carioca Ana Cristina César. Nele, foram abordados vários aspectos do universo poético dessa autora, como a memória da escrita, a ideia do corpo literário enquanto intervalo que deverá ser preenchido pelo leitor e o texto confessional como construção de linguagem, entre outros. Demonstra que Ana Cristina produz um texto-colagem, instaurando um sujeito estilhaçado, uma memória construída através da subjetividade fincada no corpo coletivo da linguagem. É uma obra que faz uma reflexão permanente sobre o literário. É uma poesia que se situa no vazio da resposta e isso não deixa de ser um adorno da consciência trágica – não há chaves, não há redenção. Ela registra o ferimento do tempo, a queda do anjo, marcando o desamparo do sujeito moderno.

Arminda Serpa, poeta e ensaísta, é formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Investigação Literária e Mestre Literatura (UFC). É professora de Literatura Brasileira no ensino médio da rede pública estadual e na UECE. Integra a Academia Feminina de Letras do Ceará, ocupando a cadeira 33, que tem como patrona Natércia Campos.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 1º (Sábado)

DIA DO TRABALHADOR\ \
A programação do Dia do Trabalhador, realizada pela Central Única de Trabalhadores (CUT-CE), com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, é de festa e de conquistas políticas de inconteste importância. Os trabalhadores da cultura, representados por um coletivo de artistas cearenses que sobem ao palco da Praça do Ferreira (ver programação), tem um motivo extra de comemoração. Através da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), a Prefeitura de Fortaleza vem garantir a isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) para os artistas da cidade, tanto profissionais quanto amadores. A resolução está amparada na Lei do ISS, nº. 7.010/91, de autoria do deputado estadual Arthur Bruno, e está sendo implementada através do parecer nº 02, de junho de 2008.

Para ter direito ao benefício, os artistas precisam ter cadastro na Secretaria de Finanças e fazer o pedido de isenção. Para isto, os artistas profissionais que não têm inscrição no ISS devem se dirigir à Sefin portando cópias do RG, CPF, carteira profissional (sindicato ou entidade artística) e comprovante de residência de, no mínimo, seis (6) meses. Já os amadores devem levar os mesmos documentos pessoais e um breve histórico artístico, relacionando apresentações que considere relevantes. O portifólio/currí culo deve ser assinado pelo artista. A garantia é válida para pessoas físicas.

Programação
15h - Concentração na Praça do Ferreira
Abertura com Batuque da Caravana Cultural
15h30 - Apresentação do Grupo Fulô da Aurora
16h - Informes Políticos
17h - Apresentação dos cantores Eugênio Leandro e Sávio Leão
180h - Show de Ítalo e Renno
20h - Encerramento Ato/Show

Serviço
Dia do trabalhador – Shows e ato político na Praça do Ferreira. Dia 1º, a partir das 15h. Mais informações com a CUT-CE: (85) 3464.7377.

INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\
A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.

Serviço
Intervenção Urbana nas Feiras, de Bosco Lisboa
Local: Feira da Beira-mar (Av. Beira-mar, em frente ao Náutico)
Horário: das 17h30 às 22h

SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (1), a partir das 12h30, o baixista Jerônimo Neto. Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o músico começou seus estudos musicais aprendendo baixo acústico na Orquestra de Cordas do SESI/CE. Participou de oficinas com os músicos Nico Assumpção, Addriano Giffone, Tibôr Delor, da França, e o contrabaixista Robert Black, dos Estados Unidos.

Jerônimo Neto possui uma carreira repleta de apresentações memoráveis com grandes nomes da música brasileira. Já acompanhou turnês, shows no Brasil e no exterior e até mesmo gravações de artistas renomados como Dominguinhos, Jorge Benjor, Sivuca (in memorian), Raul de Souza, Gilson Peranzzeta, Antonio Carlos e Jocafi, Maria Creuza, grupo Marimbanda, entre outros.

Atualmente, Jerônimo integra várias formações. É contrabaixista da Orquestra Filarmônica do Ceará, do conjunto de bailes da cantora Daniela Montezuma e do quarteto de Edson Távora e Ana Canário. Além disso é conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil, arranjador e coordenador com predominância da música popular e jazz, destacando-se entre seu trabalho solo com participação do Festival da revista nacional Cover Baixo. É também professor de baixo elétrico e acústico, tendo lecionado em algumas escolas de música como o Conservatório Alberto Nepomuceno e a Tocata.

Músico criativo, possuidor de uma técnica que o torna referência para alguns baixistas de Fortaleza, Jerônimo prioriza, no momento, sua carreira solo gravando trabalhos em que mostra seu lado compositor e o de baixista, colocando em evidência os motivos pelos quais é um dos músicos mais solicitados em palco.

Serviço
Projeto Sol Maior – todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 2 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\\
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (2), o show será de Max e Júnior.

Natural de Tabuleiro do Norte, a dupla Max e Junior iniciou seu trabalho com um trio de forró pé-de-serra em 2001. Logo em seguida, a dupla virou uma banda, Max e Júnior e a banda Haja Forró, que já se apresentou em vários municípios do Ceará, misturando sons de sanfona, zabumba, triângulo, baixo, guitarra, bateria e pandeiro para levar ao público o melhor do tradicional forró pé de serra. Hoje, Max e Júnior retomam o trabalho em dupla, apresentando um repertório variado, que inclui grandes nomes do estilo, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, entre outros.

Serviço
Forró no Mercado com Max e Júnior. Dia 2, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: