quinta-feira, 8 de abril de 2010

< Programação Cultural de Graça pro Finds >



Confira a programação cultural gratuita que rola entre os dias 8 e 11 de abril.

DIA 8 – QUINTA

CENA DOLOR\\ 18h30
A palavra encenada. O Cena Dolor é um evento mensal de artes cênicas que ocorre no pátio da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira. Leituras dramáticas, solos e pequenas peças trazem ao público a experiência de um espetáculo dramático, na encruzilhada entre literatura e teatro. Neste mês, a Cia.de Teatro Vida Cênica apresenta, no dia 8, o espetáculo “Das Antigas”, com texto adaptado da obra “Das Antigas - Crônicas Escolhidas – 1”, do jornalista e escritor cearense Demitri Túlio.

O espetáculo é um convite a um passeio pelas memórias do autor nas areiadas ruas da Fortaleza antiga. O espetáculo se desenrola em meio à fabulação das situações vividas pelos personagens interagindo com o público, convocando-o a também contar suas histórias instaurando a magia de narrar o vivido com simplicidade para se ter mais humano.

Serviço
Cena Dolor, dia 8, às 18h30. Espetáculo “Das Antigas”, com a Cia. de Teatro Vida Cênica na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105-1299)

QUINTA CULTURAL\\ 18h30

Todas as quintas do mês de março, o projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas, abre sua pauta no dia 8 para uma ode ao teatro e ao circo. A noite começa com apresentações de números circenses do Circo Tropical. Em seguida, o espetáculo “Das Antigas”, da Cia.de Teatro Vida Cênica é apresentado. Com texto adaptado da obra “Das Antigas - Crônicas Escolhidas – 1”, do jornalista e escritor cearense Demitri Túlio, o espetáculo é um convite ao passeio pelas memórias do autor nas ruas da Fortaleza Antiga (ver texto acima).

O encerramento fica por conta do monólogo “Capitu Conta Capitu”, um espetáculo que reúne três talentos: Machado de Assis, a jornalista Adísia Sá, que merece ser reverenciada pela cena artística cearense, e a atriz Ana Cristina Viana, que este ano comemora 25 anos na ribalta. Em Capitu conta Capitu, Ana Cristina, através do texto de Adísia e sob as batutas de Ana Marlene (Direção) e Ceronha Pontes (Adaptação), nos oferece a versão da personagem, que atravessou o século XX, na primeira pessoa, responsável e capaz de defender-se das acusações que a fizeram culpada por décadas.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
18h30 - Espetáculo Circense – Circo Tropical;
19h - Espetáculo teatral “Das Antigas”
20h - Monólogo “Capitu Conta Capitu”

Serviço
Quinta Cultural. Dia 8, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.



DIA 9 – SEXTA

SOL MAIOR\\ 17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá nesta sexta-feira (9) o DJ Dani Husk, que apresenta um set com vários estilos.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\ 21h
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 9 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 9, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 10 – SÁBADO

SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (9) o bandolinista Jonas Calixto. Ele iniciou seus estudos musicais na Escola de Musica Luiz Assunção, com o mestre Fábio Cláudio. Depois, seguiu para o Conservatório de Musica Alberto Nepomuceno onde estudou violão, bandolim e teoria musical. Atualmente é aluno do Bacharelado em Composição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e trabalha como educador musical em projetos sociais na periferia de Fortaleza.

Em 2000, gravou seu primeiro CD com o grupo Choromingando fazendo uma homenagem aos principais compositores de choro da terra e do cenário nacional. No decorrer de sua carreira integrou diversas formações musicais com o grupo de chorinho da Prefeitura de Fortaleza dirigido pelo maestro Tarcisio Sardinha, além do Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pelo professor Marco Túlio, e do grupo de Flautas da UFC que recentemente gravou seu primeiro CD “O Tom do Chico”, em homenagem a Bossa Nova com a regência da professora Ana Cléria.

O trabalho com esses grupos lhe deu a oportunidade de se apresentar nos principais espaços culturais de Fortaleza como o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte de Cultura, o Espaço Cultural Banco do Nordeste, o Mercado dos Pinhões, e também em importantes festivais de música em Fortaleza, no Cariri, Ibiapaba, Iguatu, Icó, Salvador (Bahia) e Brasília (DF). Entre suas conquistas, está o título de instrumentista revelação do 3º Festival Mel, Chorinho e Cachaça, ganho em 2009, quando se apresentou com o grupo Mistura de Cordas na 1ª Mostra Competitiva de Grupos de Chorinho do Festival Mel Chorinho e Cachaça. Com o grupo recebeu também um prêmio: o de melhor grupo de chorinho.

Serviço
Projeto Sol Maior - todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 11 – DOMINGO

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (11), o show é com Fábio Carneirinho e Banda.

Natural de São Caetano do Sul (SP), Fábio Carneirinho veio logo cedo morar no Ceará. Aos 4 anos mudou-se para Juazeiro do Norte. O gosto pela música despontou logo cedo também, aos 12. Mesmo jovem, bebe na fonte dos grandes mestres: Luis Gonzaga, Fagner, Dominguinhos e Flávio José. Hoje cantor e compositor, faz questão de levar a cultura do Cariri aonde vai, divulgando os valores, crenças e tradições com os quais cresceu, através do dedilhar da sua sanfona. E olhe que o moço já passou por muitos lugares: São Paulo, Pernambuco, Espanha, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França e Holanda.

Fábio Carneirinho já gravou três CDs – “Matuto Sinsinhô”, “De Recife a Juazeiro” e “Fábio Carneirinho no Terreiro de Casa” (com DVD homônimo) – e dois DVDs, “No terreiro de casa” e “Fábio Carneirinho aos pés do meu Padim”. Este último trabalho foi gravado no Horto com uma estrutura de palco montada aos pés da estátua do Padre Cícero. Mais de 3 mil pessoas acompanharam a gravação e o resultado é um material capaz de divulgar a cidade no cenário do seu principal ponto turístico, dando ênfase ao forró e à cultura da região do Cariri.

Serviço
Forró no Mercado com Fábio Carneirinho e Banda, dia 11, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Um comentário:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...



"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



O CRIME DE LESA HUMANIDADE


O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



A COMISSÃO DA VERDADE


A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br