segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

< DIA DE LUTA >



Rapaziada, segundo o calendário global, hoje é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Muito importante falar sobre isso, afinal de contas a AIDS é uma doença que atinge todas as classes e parcelas da sociedade, mesmo podendo ser evitada com o simples uso da camisinha. Digo simples pelo fato de realmente ser simples o uso da camisinha.

Como um jovem sexualmente ativo de 26 anos que sou, sei das pequenas dificuldades existentes. Aquele lance do sexo não ser a mesma coisa, o de ao colocar a camisinha rolar uma leve brochada, a impulsividade que toma conta da racionalidade, mas mesmo assim moçada, posso dizer com experiência de causa, nada disso é pior do que ficar na angústia ou dúvida de uma gravidez indesejada ou a incógnita de estar infectado.

Por isso lutemos contra a AIDS e também conta o preconceito, pois afinal de contas os portadores de HIV não são mortos vivos e merecem todo nosso respeito, compaixão e honestidade e tolerância.

Sim, sobre as ações desse 1º de dezembro, a prefeitura preparou umas coisinhas, olha o que tem dizendo no sitie;

``O dia começa com um abraço solidário ao Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja), às 8h. No local, funciona um dos três serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids (Saes), voltado ao público de jovens e adultos.

O Sae Cemja conta com atendimento de infectologia, acompanhamento psicossocial, aconselhamento em HIV/Aids e serviços de laboratório. Atualmente, cerca de 1.000 pessoas vivendo com HIV/Aids são atendidas no Sae Cemja, desafogando a demanda do Hospital São José, da rede estadual de saúde, que era o único serviço especializado voltado para esta população. Os outros dois Saes funcionam no Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, voltado ao público materno-infantil, e no Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, voltado ao público adulto.

O abraço ao Cemja será seguido da apresentação de grupos de teatro de rua. Às 9h terá inicio o seminário “25 anos de Aids em Fortaleza: Desafios e possibilidades de viver e conviver com HIV/Aids”. A primeira mesa redonda discutirá “Política de Assistência à Saúde para pessoas vivendo com HIV/Aids – desafios e possibilidades”, que se encerra às 12h. Às 13h a programação recomeça com mais apresentações de grupos de teatro de rua. O seminário terá continuidade a partir das 14h, com a mesa redonda “Inclusão social para pessoas vivendo com HIV/Aids – desafios e possibilidades”.

À noite, a partir das 18h30min, terá início a solenidade de encerramento do Dia Mundial de Luta contra a Aids, no auditório da CDL. Na ocasião, serão lançados os vídeos produzidos pela ONG Fábrica de Imagens em convênio com a Coordenação Municipal de DST/Aids, e entregues comendas alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids a ativistas, serviços, gestores, autoridades e voluntários que contribuíram na luta contra a Aids. ´´



Passe essa idéia adiante...


....

Nenhum comentário: