segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

< CAMPEÃO CEARENSE >



Abri o jornal e lá estava a foto de Pedro Diógenes, Luiz Pretti, Guto Parente, e Ricardo Pretti. Manchete estampando - Estrada para Ythaca - e dois colegas de faculdade recebendo o prêmio de melhor filme da 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Fiquei ´´de Cara``!

Lembro do ``Guto´´ e do ``Pedrinho´´ nos bancos da Unifor, entre um intervalo e outro falando sobre todos os assuntos da vida, meninas que passavam muitas vezes desfilando aos olhos e luz natural de primaveras matutinas (elas sempre inspiram) e arte, muita arte. O primeiro, publicitário, que já mostrava sua criatividade em peças premiadas, o segundo, um tarado de internet (vários sentidos), cursando direito e amante de Chico Buarque.

Defino a época como o 5º semestre... entenda... sabe aquele período da metade do curso universitário? Vinte e pouquinhos anos, dúvidas sobre o futuro, as escolhas, carreira, vida, enfim?... Os dois já ensaiavam e nos mostravam alguns ``vídeo markers´´. Falavam sobre a primeira turma de cinema da Vila das Artes e um belo dia passaram na seleção da escola de cinema.

Sobre o filme, apenas assistindo aos traileres (é assim?) e lendo o resultado da crítica, observo que está na categoria- Vanguardismo Brasileiro. Sente as palavras vindas da representação do juri , Luiz Carlos Merten, que subiu ao palco; ``Tivemos um conjunto heterogêneo de propostas na Mostra Aurora, todos com um intenso desejo de busca e conectados às propostas do cinema contemporâneo. Elegemos "Estrada para Ythaca" como uma aposta em um cinema ousado e vigoroso´´. Fora o prêmio do júri, os locais ainda levaram a eleição do Júri Jovem, um feito, já que agradar gerações distintas é enorme desafio.

Apostando em Festivais, a moçada solidifica ainda mais seus sonhos, uma proposta autoral, de baixíssimo orçamento, com os 4 diretores/atores pregando a independência em cada plano exibido. Procurando no youtube pelo nome do filme, ou por um dos realizadores, você acha os trailhers (1 d 4).

Fuçando na internet, encontrei as palavras do diretor e cineastas Guto Parente recebido sob aplausos. “Ficamos muito estimulados em receber esse prêmio. Essa vontade de cinema é o que nos move e é importante que isso esteja sendo reconhecido. Quero propor um brinde à resistência e à amizade”, tudo isso sob aplausos.

Muito massa, isso estimula não só a eles, mas a todos que conseguem ver sentido na produção artística autoral.

Nenhum comentário: