sábado, 12 de setembro de 2009

< FACULDADE MENTAL LANÇA PRMEIRO CD >



Dia de celebração para o Reggae Roots cearense!

A Faculdade Mental que aproximadamente a 5 anos percorre o circuito reggae do nordeste, lança seu primeiro álbum autoral logo mais a noite no Reggae Club. Produzido pelo vocalista e compositor da banda, Ciro Mental, e gravado na Casa de Ensaio estúdio, Reggae in The Routes, possui 10 faixas, sendo 5 tracks em português e 5 em inglês.

Encontrei com o reggae boy, acompanhado de seu fiel baixista Daniel mental em uma noite quente de reggae na barraca Sorriso do Sol, o mesmo prontamente me entregou o cd e emanando energia falou sobre a realização. `` Matheus, tô realizado, muito feliz de ter conseguido finalmente materializar esse disco´´. Um cd, que ao meu ver justifica o seu título, pra se escutar ao longo da estrada. Onde, ao invés de trazer o costumeiro amor como temática principal, trás a celebração do reggae, da amizade e da paz interna guiada pelo caminho da propagação do bem respeito como diretriz e pilar central...

Co-produzido pelo drums man, RoqueNey Mota, efeitos sintetizados e deleys são a marca registrada do trabalho, onde o vocal de Ciro mental é explorado intensamente, faixa por faixa... Na track de abertura, Alone Again, a Faculdade canta a tranqüilidade de se viver, em um reggae que abre o caminho para a sintetização citada. Na seqüência, Preconceito, deixa uma das principais mensagens da reggae band alencarina, a vibe de não olhar para trás e parar nas sombras. Destaque para a risadinha dark utilizada como marcação e efeito psicodélico.

Aumentando o metrônomo em, Reggae Sim, o roots reggae é celebrado de forma simples e de boa, onde a letra canta o desdobro cotidiano. Na quarta faixa e terceira música em português do álbum, Sem Ninguém, destaque para a linha sopro de responsabilidade do saxofonista e multi-instrumentista, Fernando Lelis. Voltando as versões em inglês, Strange thoughts, Trust You, Running in The Road e True Sap, levam aos ouvidos a vontade de ‘’fly alway’’ por ‘’miles away’’ ao pé da letra. Bom lembrar da participação na faixa 08, do músico andarilho internacional, Alex, vocalista da Kiwi in The Child.

Entrando na reta final do primeiro Cd da Faculdade Mental (rimou, viu?), o hit conhecidíssimo pelas radiolas de todo o estado, A Culpa, entra chutando as portas e sem pedir desculpa, deixando aberto o caminho para a cereja desse ´´special cake´´, Menino de rua. Linha seca com reefs e solos de guitarra livres, onde o sotaque cearense canta a malandragem necessária de uma boa parcela da mulecada brasileira, que enfrenta esse sistema excludente atualmente em vigor...

Agora, depois de lamber a cria, um pouco de crítica. Senti falta do peso característico vindo do baixo de Daniel Mental, quem já viu a Faculdade ao vivo sabe do que estou falando... Outra coisa que senti falta, o Hit, Badalow das Horas. Perguntando para Ciro Mental sobre a opção de excluir o som, o mesmo alegou que o fato de já ter disponibilizado a track anteriormente na internet foi um ponto decisivo para o feito... Pra mim não colou, continuo a sentir falta da faixa... Mas nada que venha tirar o brilho desse excelente trabalho da banda pós-Dona Leda de maior destaque do cenário reggae local...


Parabéns para a Faculdade e par ao reggae cearense!!!

Papoca é tudowwww!!!

< FESTIVAL NO AR SUPERNOVA >



Durante os dias 17, 18, 19 e 20, a Órbita Bar apresenta o Festival No Ar Supernova. Evento que nasce do trabalho conjunto entre o coletivo pernambucano Coquetel Molotov e a casa de show fortalezense, tem como objetivo integrar música, moda, cinema, artes visuais e tecnologia num mesmo ambiente. Excelente oportunidade para conhecer e apreciar as novas tendências culturais do cenário independente.

No quesito stands fashion style, nomes como COLETIVO, RUTH ARAGÃO Roupas, Casa das Meninas, BOO+MOVE e Desconexo, participam da feira de exposição de moda. Representando as artes visuais e o Áudio Visual, Weaver Lima e o coletivo ARTZ (MONSTRA) marcam presença, além de nomes da música local e internacional correndo nas projeções.

Abrindo o festival no dia 17, Tiago Mancha e a rapaziada da Town In ficam responsáveis pelo som. No dia 18 é a vez dos franceses, Zombie Zombie e François Virot, e os suecos da Loney, Dear mostrarem as novas tendências do velho mundo. O sábado(19) é reservado as meninas suecas, onde a artista do momento no cenário alternativo internacional, Britta Persson, apresenta seu repertório recheado de sensualidade e baladas, seguida pelas gatinhas cerinhas do Those Dancing Days.

Nas pick ups, os locais Dj’s Fill e Rodrigo Lobbão duelam com 4 decks, mais a Dj Juli representam o quesito eletrônico da programação para o delírio do dance floor. Fechando em grande estilo, o domingo (20) fica reservado para festa de encerramento do festival, com as bandas cearense Le Disco e The Mob.

Festival muito bacana centrado nas atrações internacionais... No que diz respeito ao quesito musical da história, senti falta de mais bandas do cenário alternativo autoral no set list. Conversei com André Fernandes, o produtor responsável e vocalista do Monophone, o mesmo garantiu que esta será apenas a primeira edição do SuperNova; ``Infleizmente não temos tempo para trabalhar com mais bandas locais, mas não se preocupe, esse é apenas o primeiro SuperNova. Para a segunda edição a coisa tende a crescer´´. Estou ansioso pra ver a decoração feita pelo Weaver Lima e o coletivo ARTZ (MONSTRA), to sabendo que bolas preencheram o vão do telhado sobe efeitos de luzes e pá... docarai hein?!...

Lugar especial para conhecer e circular com mentes produtoras do cenário alternativo da cidade, moda, audiovisual, música... Sempre que ocorre essas misturas de artes, onde o povo dos vários segmentos artísticos se encontram, as chances de novidades aparecerem aumentam... bom pra noixxxx!




Ano da França no Brasil


Fazendo parte da programação do ano da França no Brasil, a Orbita Bar apresenta o dito, `` novo pop Francês´´, onde François Virot e Zombie Zombie são atualmente seus maiores representantes. Uma ótima oportunidade para pesquisa e intercambio musical.
Vendo o material do evento, a Zombie Zombie chamou muita atenção, uns garotos fazendo som altamente instrumental e com reduzida presença de vocais.

A temática está centrada em viagens zombinianas, o vídeo clipe em animação estilo filme trash contos da cripta é de arrepiar. Os jovens Etienne Jaumet (sintetizadores) e por Cosmic Neman (bateria), alternando pianos, percussão, bateria, theremin com gritos, pianos de brinquedo, gravador de fitas e mais uma série de artefatos analógicos, fazem seu experimento psicodélico... Gostei bastante da proposta... sente ai o myspace da moçada..

http://www.myspace.com/therealzombiezombie

http://www.myspace.com/francoisvirot


Invasão Sueca


Pela quarta vez no Brasil e pela primeira vez em Fortaleza, o projeto Invasão Sueca faz parte da programação do No Ar Super Nova e este ano passa ainda por Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre . Tendo amparo de editais do governo e programas de incentivo a divulgação da cultura do país, a cena musical da Suécia impressiona não apenas pela quantidade dos novos grupos emergentes, como também pela qualidade de sua produção autoral. Nesta ocasião, o canhão de luz volta-se para a menina Cult Pop, Britta Person, que possui um hit mundialmente conhecido e emplacado nas jovem pans da vida, Winter Tour. Caso não conheça...coloca ai no youtube que logo logo sabe de quem to falando... Para conhecer o trampo dos suecos:

www.brittapersson.com

www.loneydear.com

www.myspace.com/thosedancingdays


Papoca é tudowww!!!

SERVIÇO:
Evento: Festival No Ar Super Nova
Dias: 17 a 20 de setembro
Ingresso: R$15,00 individual - R$20 na compra dos ingressos dos dias 18 e 19/09
local: Órbita Bar
Rua Dragão do Mar – Praia de Iracema
Inf: 3543.1521
www.orbitabar.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009




Dia de celebração!!!

Seleção canarinha meteu 3 a 1 na Argentina, com dois gols de Luis Fabiano e um de Luisão, em plena cidade de Rosário, terra do revolucionário ``Che´´, o ídolo MAIOR dO técnico na fogueira por correr o risco de não participar da próxima fase final do mundial, Diego Maradona.

Adiconando a alegria logo mais, tem Entrance moçada, a festa que melhor representa o sentimento Trancer em Fortaleza. Digo isso, pelo fato dos organizadores deixarem explicito que o evento busca um propósito de celebração de uma nova era, onde a harmonia dos seres humanos com a natureza é a ordem.

Os responsáveis são pessoas que visam passar a mensagem de busca da busca/contato/evolução da espiritualidade por meio de estímulos psicotrópicos alucinógenos naturais ou sintetizados e da filosofia do bem coletivo, pelo reconhecimenbto da natureza como ``madre superior´´ e guia dessas cabeças produtoras. Esses são um dos propósitos do Núcleo de Arte e Cultura Transcendental (NUACT), com sede no Kalendoscopio estúdio e encabeçado pelo tatooador, dj, fomentador da cena eletronica local, Jr ``Animal´´.



Destaque para o estímulo de Dj´s/produtores locais com trabalhos autorais no line up. os lives Mind Paradise e Neuropipes representam as cores do ceará logo mais...

Para quem não conhece o som dessa rapaziada... sente o texto retirado do site


``A aproximação do produtor musical Pedro Resende com o DJ e produtor Delano Pessoa, DJ Neck, resultou em outra pérola no casting de artistas do Nu-ACT - Núcleo de Arte e Cultura Transcendental ... O projeto Neuropipes.


A música do Neuropipes caminha na faixa de interseção entre o Progressive Trance e Full On Groove, apresentando um trabalho híbrido e bastante refinado. Mostrando toda versatilidade e seriedade, o projeto funde o progressive com o psychedelic criando uma perspectiva única de som, sempre diferenciado e inesperado para quem está no dancefloor.´´


Sem contar que hoje a Lua tá cheia, cheia, cheia que nem um balão...Vamo que vamo, ja to partindo pra celebração de entrada na era de Aquário, onde a harmonia há de reinar sobre o desassoseego e ganancia alheia ...


papoca!!!

Segue o line up da história...

NuACT - Núcleo de Arte e Cultura Transcendental

Entrance|AQUARIUS @ 05.09.09

::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Atrações:
>> Dance Floor
23:00 Edy MVS (ZonaVibe - BRA)
00:00 Diego Grecchi (BRA)
01:00 Mind Paradise (Nu-ACT Crew - BRA) Live!
02:00 Lucas SD (ZonaVibe - BRA)
03:30 Mechanimal (NuACT crew - BRA)
05:00 Dickster (Nano Records - GBR) Live!
06:00 Rex (Nano Records - ZAF)
07:30 Ital (Antu Records/Free-Spirit Records - CHL) Live!
08:30 Dick Trevor (Nano Records - GBR)
10:00 Ecliptic (Maia Records - MEX) Live!
11:00 Neuropipes (NuACT crew - BRA) Live!
12:00 Raul Mejia (Undergroove Music - MEX)
13:00 Inge (NuACT crew - BRA)
14:30 Ruls (Undergroove Music - MEX) Live!
15:30 Fim?

>> Chill Out
02:30 Pharms (NuACT crew - BRA)
04:30 Toni Mazzotti (NuACT crew - BRA)
06:30 Radiola Rasta (PsyGo! - BRA)
08:30 Inge (NuACT crew - BRA)
10:00 Rex (Nano Records - ZAF)
11:30 Mantrix (MPSY Crew BRA)
13:30 Lucas SD X Edy MVS (ZonaVibe - BRA)
15:00 Neuromancer
17:00 Fim!


Informações:
www.NuACT.com.br

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

< XVI FESTIVAL NE DE TEATRO DE GUARÀ >



Feriado prolongado chegando e opções não faltam aos viajantes e mochileiros de plantão. Como dito no post anterior, a praia de Canoa é uma opção com seu festival de cinema, outra vibe indicada hoje e que prossegue até o dia 12 é, o XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Energia da serra, trilhas, cachoeiras, friozinho bom pra namorar, muito ar inebriado por arte e cultura.

Na programação musical destaco a apresentação do grupo encabeçado pelo dread lock man, Glauber Holanda, O Cordel do Conto do Vigário. Banda que no último ano vem mostrando muita dedicação e series de bons shows, onde, ao meu ver, encontra-se na encruzilhada entre o limite de lançamento do primeiro trabalho autoral e a beira de cair no limbo da noite cearense como mais um conjunto de noite.

Já na programação referente a apresentações teatrais, o meu palpite vai para a peça Teatro-Rave, Râmlet Soul. A historia é dirigida por Tiago Arrais e teve sua temporada de estréia durante o mês de julho, no Mocó Stúdio. Desafio da porra pra essa galera que está buscando levar a peça para vôos mais rarefeitos, recomendo demais quem estiver por lá se programar pra ver esta pancada na cabeça.

Para maiores informações a respeito do festival e da programação, só chegar no site...

www.agua.art.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

< CURTA CANOA 2009 >



Sente o texto retirado do site do festival – www.curtacanoa.com.br -

``Aquarela da natureza, cosmopolita, exuberante, hospitaleira e indubitavelmente uma das pérolas do Brasil, antiga vila de pescadores descoberta e popularizada pelo movimento Hippie dos anos 60 e 70 e também turistas de outras regiões, Canoa Quebrada agora é o mais belo cenário de um dos festivais de cinema do Brasil.

Em sua quinta edição o Curta Canoa vem marcar o seu lugar na praia e mostrar a partir de uma perspectiva de revelação técnica, linguagem e principalmente originalidade a força da nossa identidade latino-americana através das telas.

O curta-metragem é considerado como a "pílula cinematográfica" onde pequenas doses de cinema são oferecidas constatando a forma mais simples e direta de expor a sétima arte. E assim o CURTA CANOA exibirá durante uma semana inteira curtas-metragens em vídeo e película em acessos totalmente livres para o público geral.´´


Papoca ou não papoca?

Lembrando que o Festival tem início hoje, as 19h e encerra os trabalhos no dia 8 de setembro. Hoje a programação fica por conta de uma respectiva das quatro edições anteriores e a exibição da mostra latino americana com os filmes:

• Adan e Eva – 2007 – Ficção – Venezuela -14’00”
Diretor: Laura Muñoz

• Llueve – 2007 – Ficção – Venezuela – 14’00”
Diretor: Alexis Mendez Giner

• Big Band – 2008 – Ficção – Venezuela – 06’00”
Direção: Daniel Calado

• P & B – 2008 – Argentina – 06’00”
Direção: Pedro Blanco

• Conexiones – 2007 – Venezuela – 13’28”
Direção: Lídice Abreu

O V Festival Latino Americano de Curta-metragem de Canoa quebrada é uma realização da J.A. Lima Produções, promoção da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ), SEBRAE-CE, Prefeitura Municipal de Aracati, com apoio da Lei Rouanet e Lei Estadual de Cultura.

Serviço
V CURTA CANOA - Abertura: 19h
Local: Polo de Lazer de Canoa Quebrada-CE.
Info.: www.curtacanoa.com.br

< CAMINHÂO DO PATATIVA


Idealizado pelo Governo do Estado, através da Secult, um caminhão referente ao projeto. Patativa Encanta em Todo Canto, estará estacionado nesta quarta (2) e quinta-feira (3), das 7 às 20 horas, em frente ao Theatro José de Alencar (Centro). O objetivo da ação é difundir a rica poesia popular pelo Ceará.

No caminhão baú estão disponiveis livros, filmes, fotografias e uma pá de informações sobre o poeta Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que completaria seu centenário este ano.

A história do caminhão itinerante rola até dezembro deste ano e a meta do projeto será passar por 95 municípios cearenses, para colocar em evidência a vida e obra de Patativa com a mostra Patativa do Assaré - Poeta Cidadão.

Mas as atrações não ficam apenas com o cmainhão, na parte de fora, violeiros, repentistas, oficinas e palestras serão ofertadas para os presentes e curioso, tudo isso de forma free moçada....

Queria tambem lançar um desafio aos músicos e artistas visitantes do blog... gostaria de ver maiores citações do mestre poeta do Assaré... Quem sabe, uma versão de sua poesias para a música contemporanea alternativa cairia bem hein?

SERVIÇO
Caminhão Patativa Encanta em Todo Canto - Hoje (2) e amanhã (3), das 7 às 20h, em frente ao TJA (Praça José de Alencar, s/n - Centro).
Outras informações: 3101 6759.